quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Women's Liberation



( Foto: observer.com )
Promovido pelo movimento "Women's Liberation" aconteceu uma manifestação de mulheres em Atlantic City a 7 de Setembro de 1968 ao qual foi chamado  "Queima de Soutiens" coincidindo com a realização da eleição de Miss America num claro protesto contra a desigualdades entre homens e mulheres existentes nas mais diversas sociedades, nomeadamente nos States. 
Naquela época, excepto Portugal e Espanha debaixo duma ditadura, toda a Europa já tinha percorrido um longo caminho no sentido positivo da libertação e igualdade da mulher!
No entanto Portugal não estava atrasado no movimento das mulheres, pois ascende a 1897 a  primeira reunião em Lisboa da constituída "Federação Socialista Feminina". Posteriormente em 1907, Ana de Castro Osório fundou o "Grupo Português de Estudos Feministas". Aliás durante toda a nossa história  muitos movimentos foram sendo criados, uns na clandestinidade outros de "fachada" promovidos pelo próprio estado novo. A reviravolta feminista haveria ser dada com o livro "As novas cartas Portuguesas" da escritoras  Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa apelidadas como o grupo da "Três Marias". 
Por tudo isto em pleno sec XXI é incongruente verificar a manutenção e até o crescimento dum falso puritanismo, misturando-se o legitimo direito à igualdade com exacerbação dos "bons costumes" em completo atropelo pelos direitos individuais.
Naquela pouco entendível sociedade americana, repleta de "nonsen" sociais, continua-se a não admitir sequer a publicação ou difusão de fotos ou transmissões televisivas com os seios das mulheres totalmente destapados mas se puserem um stick em cima dos mamilos, já se pode!!!
Como a F1 passou a ser controlado pelos gringos o culminar desse "pudor" reflectiu-se imediatamente na decisão de acabarem com as "grid girls" que, pasme-se, serão substituídas por crianças! 
Ao contrário da moralidade retrograda e bacoca vinda desse outro lado do Atlântico, actualmente dirigida por um louco, eis que na parte oposta do mundo as mulheres Iranianas do movimento "White Wednesdays" liderado pela jornalista Masih Alinejad, hoje, 7 de Fevereiro de 2018, saem novamente à rua com hijab branco pendurado numa vara, precisamente para reivindicar o respeito da sociedade machista e clerical toda ela repleta de submissões e ignomínia sobre as mulheres Muçulmanas!
O de pudor e o moralismo nunca esteve em quem os pratica mas tão pouco na forma como e de quem os vê.