quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Fogueira no quintal!

Desculpem a minha ignorância mas não percebo nada de futebol, muito menos de incêndios. 
O que sei é que situações idênticas acontecem em Portugal desde que me lembro e não parece que os fogos intensos da Madeira e do Continente sejam diferentes dos verificados em alguns anos anteriores! 
Aliás todos os anos vejo nos noticiários incêndios bem mais graves tanto em área ardida como em bens queimados nos EUA, Austrália, Nova Zelândia, tal como cá nas épocas de grande calor, não me parecendo que nestes países existam falta de meios!!! 
Fogo posto? Descuidos? Interesses? Políticos? Vigilância? Prisões? Militares? Canadairs? Meios? 
Tudo junto é capaz de ser o atear do assunto!!! 
Nestas alturas barafustar, principalmente contra o poder, levar as mãos à cabeça e desatar aos gritos, é muito bom, desopila o fígado, mas não resolve uma desgraça que ciclicamente nos bate à porta. 
São minimizáveis com prevenção?
Sem duvida alguma! 
Agora também percebo que nunca serão totalmente inexistentes porque haverá sempre alguns descuidados e outros tantos malandros!
Depois logo aparecem os defensores da "caridadezinha" para se redimirem dos seus "pecados" sociais! Afinal esses moralistas da treta nunca dão sequer um cêntimo para ajudar o próximo, não compram a CAIS, passam por um pobre e fogem da esmola, não oferecem o seu voluntarismo para ajudar a comunidade, não passam cartão ao velho doente, são de direita mas nestas alturas acham que o Estado é que tem "obrigações" e "culpas" isto consoante a sua cor ideológica, tudo serve para bla bla bla inconsequente e imoral!!!
Por isso, neste preciso momento, a minha preocupação lógica, na minha óptica a única decente, vai todinha para os dedicados bombeiros, militares e civis que estão a dar o litro, enquanto umas dezenas de milhares de gajos e gajas vão mandar bocas para o facebook e outros, legitimamente diga-se, estão a banhos no Algarve. 
Mas se estão tão interessados em resolverem o problemas, sigam o exemplo da China e mobilizem os "papagaios opinativos" do FB e esse povo veraneante para limparem as matas e apagarem fogos!!!
( Foto: Jornal de Noticias )