sábado, 16 de março de 2013

Big brother, ataque total!


O big brother começou à tripa-forra assim como quem não quer a coisa!!! 
Ai e tal devolvemos 5% do IVA das facturas em 4 sectores de actividade: turismo e hotelaria, reparações e manutenção de viaturas e cabeleireiros!!! 
No tempo do estado novo davam emprego a uns tantos bufos que trabalhavam arduamente na obtenção de "informações" dos cidadãos para depois o estado as usar contra eles. 
Questiono-me agora nesta era do "informatismo virtual" se não caminhamos a passos largos debaixo desta coisa de "poder ditatorial eleito democraticamente" para sermos controlados ao segundo? 
Ontem fui surpreendido por um email da Autoridade Tributária, veja-se bem, a informar-me que já se encontram disponíveis no chamado site "e-factura" as facturas onde foram inseridos o meu numero de contribuinte durante o mês de Janeiro e só apenas duas estão nas condições de poderem ser beneficiadas com a tal devolução de parte do IVA ( almoços )! 
É que lá estão o ginásio que frequento, os postos de abastecimento de combustível que usei, os restaurantes onde fui com data e tudo!
Na verdade esta coisa de dizermos "olhe faz favor quanto é?" e ouvirmos de resposta "qual o seu numero de contribuinte " que nós facultamos ingenuamente a pensar que aquilo é um acto legitimo de cidadania para acabar com esse negrume da fuga aos impostos das empresas, torna-nos no maior animal burro e mais controlado desta terra!!! 
Estou incrivelmente assustado porque os valores que gasto, por exemplo, em restaurantes, em combustível, em actividades de lazer, enfim, todos onde o meu NIF apareça, a partir de agora com o sistema da "factura simplificada" podem servir ao estado, na minha ideia numa acção menos legitima, conseguir projectar o perfil duma determinada classe, dum extracto profissional, duma individuo e depois usar posteriormente contra o cidadão numa qualquer circunstancia da sua relação com o estado ou mesmo na justiça. 
Estou a falar, claro, sobre todos aqueles como eu que auferem apenas os rendimentos do seu trabalho ou reforma, digamos os seus rendimentos normais e não "comissões" por baixo da mesa como os políticos fazem, porque estes nunca pedem factura para descontar no IRS! Ora bem!!! 
A justeza de controlar a fuga aos impostos foi achada da forma mais diabólica, ou seja, mataram-se dois coelhos com uma cajadada: Controlam as empresas e controlam ainda mais, sabe-se lá para quê, os cidadãos no seu dia a dia e isso é muito, mas mesmo muito mau. 
Cuidado, amigos, que isto é mesmo o big brother do poder! 
A partir de hoje, dar o meu NIF, nunca mais!!!