Ora então um bom dia para quem não estiver mal com a vida!
Perante este sol maravilhoso de Outono que resolveu voltar a iluminar-nos, nada melhor que a leitura dum bom livro e um passeio à beira mar nesta excepcional zona Oeste.
Sobre livros aconselho vivamente "Claraboia" de Saramago editado recentemente mas escrito na sua juventude, onde é muito bem retratada a convivência das pessoas num prédio nos longínquos anos 50 subjugadas a um regime politicamente austero.
Já se nota a tendência narrativa para ironia acutilante das relações entre pessoas demonstrando bem a lucidez do Nobel sobre o que o rodeava.
Apesar de ter sido escrito em 1953, trata-se duma narrativa actual onde podemos encontrar lados comuns com a sociedade de hoje, embora com o contraste profundo entre o pensamento na defesa da honra preponderante naquela época e a profunda falta de valores das pessoas de hoje.
Aliás faz-nos pensar para que serve uma sociedade dita "moderna" em que as vitimas são transformadas em acusadas com a subtileza duma advocacia da oportunidade onde a melhor defesa é o ataque!
Hoje quem tem valor, seja no trabalho, na sociedade, nas organizações é simplesmente atacado pelos incultos, pelos limitados e incapazes, com uma destreza infecta, simplesmente para subirem na escala de importância a qualquer preço na direcção ascensional duma meta sem regras!
Pariu-se uma sociedade de oportunistas onde os velhos e preciosos valores da honra, do respeito, da boa e sã convivência são transformados em lixo a incinerar!
Enquanto acontecem esses desleixos da sociedade, aqui, sossegado e em paz, o sol vai aquecendo o meu corpo e Saramago preenchendo a alma!
Enquanto acontecem esses desleixos da sociedade, aqui, sossegado e em paz, o sol vai aquecendo o meu corpo e Saramago preenchendo a alma!