sexta-feira, 13 de maio de 2011

O voto é a arma do político!

Há muito que me questiono sobre o que exactamente significa esta frase: "O voto é a arma do povo". 
É nada! 
O voto é, isso sim, um cheque em branco passado pelo povo aos partidos pois a nossa lei eleitoral não nos permite votar em pessoas que conheçamos e verdadeiramente nos possam defender ou se assim não acontecer corrermos com eles do poleiro. 
Aliás alguns votam na "simpatia", no "bem falar", na "cor da gravata", no "bem penteado", características físicas de um líder qualquer que os impressionou mais. 
Programas? 
Alguém leu? 
Alguém os questionou? 
Então quem é o tipo que me vai representar? 
Em quem é que eu votei? 
Afinal concluo que dei o tal voto a um partido qualquer que o utilizará da forma que bem quiser e entender sem NUNCA mais me pedirem opinião!!! 
Veja-se agora: Falam em união dos partidos para governar o país e seguramente nenhum cidadão estará contra! 
Bem pelo contrário e já deveria ser assim desde sempre! 
Mas o que vemos?
Uma " união" contra o Sócrates para ver se ele não leva tantos votos como os previstos. 
Incrível!!! 
São todos maus, 3ª ou 4º linha da nossa sociedade "partidária" e 1ª linha do pior que temos. 
O que assistimos é que o povo português já viu que não tem alternativa e demonstra optar pelo mal menor continuando a votar no que já conhece, mesmo que seja muito mau, em vez de arriscar mais uma vez passar um cheque em branco à dita "alternativa" que só tem espraiado asneiras e as ideias ou não existem, ou se existem são trapalhadas do pior e que ninguém percebe porque a intenção é essa mesmo: Ficarmos mais uma vez sem saber o que eles vão fazer!!! 
Mas todos percebemos que foi aquele senhor que está em Belém que se esteve nas tintas para a sua apregoada "estabilidade política" e escancarou as portas ao seu partido quando usou a celebre frase no discurso de posse para PR " os sacrifícios têm limites" naquele seu habitual ar professoral de varinha na mão a dar orelhadas ao Sócrates.
Será que ele, o mago de tantas ideias limitadas ou falta delas, tinha a noção da porta que estava a abrir a Portugal iniciando uma via sem perspectivas ou soluções a não ser por a mão por baixo do cu do seu partido atitude que todos nós teremos de pagar? 
As mescambilhas encobertas dos negócios do BPN e do BPP que estão a custar milhões a todos nós, a falta de um programa estrutural da economia quando foi 1º ministro com os esbanjar dos dinheiros que vieram da Europa para alguns comprarem jipes e reconstruírem casas à pala dos "programas" de turismo de habitação, rural e por aí fora???? 
Onde está a nossa agricultura? 
Onde ficou a preocupação em salvaguardar as nossas pescas e os nossos têxteis? 
Passamos a ser meros mandados das "directivas" europeias sem se salvaguardar o interesse económico e produtivo nacional. 
O dinheiro vinha às carradas e ninguém se ralou em o entregar a quem evidentemente necessitava para o desenvolvimento do país, aliás pagava-se ( e continua-se a pagar ) para arrancar e plantar outra coisa qualquer e... todos nós a vermos passar a banda!!! Por isso é bom que se diga que TODOS os políticos que passaram pelas cadeiras do poder desde o 25 de Abril têm culpas no cartório mas nunca assumiram ( nem nós os fizemos assumir... ) as suas responsabilidade, todos nós assistindo impotentes ao passarem de mão em mão a castanha quente. 
Que se grite bem alto que essa gentalha política são os únicos culpados do roubo descarado que o FMI e Cª vai fazer a todos os portugueses por terem sido e continuarem a ser incompetentes passando a meros culpados impunes e sem acusação. 
Vêem-se agora antigos ministros das finanças a botarem soluções, muito aplaudidas por alguns claro, quando não fizeram nada do que dizem hoje enquanto por lá passaram!!! 
Esta via da democracia está moribunda. 
Todos os partidos estão minados por dentro com abutres sedentos de comer a carne que ainda sobeja!
Perfilam-se dentro dos partidos consoante as sondagens, criam lóbis uns contra os outros a ver quem fica com a migalha maior. 
Quando se fala na necessidade de se unirem, hoje dizem que sim, amanhã dizem o contrário! 
Como é possível vivermos continuando a aceitar que esta cambada continue a fazer de nós gato sapato obrigando-nos a pagar pelos erros deles e só deles? 
Nas ultimas votações para PR foi notório que uma franja bastante significativa demonstrou que está farto dos partidos e dos políticos tal como temos visto em 37 anos. 
Afinal até mesmo essa expressão eleitoral demonstrou quão claro é o "político" português que consegue defender hoje uma coisa e, na ânsia cega do poder, amanhã sem qualquer nobreza diz e faz exactamente o contrário! 
Meus amigos: 
Este caminho está falido e caminha moribundo para a cova apenas sustentado pelos partidos e seus seguidores sempre na espera que sobre algo para eles! 
Tem de haver outra via da democracia, diferente desta corrupta e corrompida pelos políticos e lóbis que se criam em torno do poder! 
Tem de haver condições para corrermos de lá quem é incompetente ou corrupto ou negligente tal qual um mero trabalhador o é, segundo as leis de liberalização que o FMI quer impor perante a passividade dos partidos perfilados para o poder seguinte!!!
Porque razão uma empresa ou patrão pode despedir um empregado por cometer uma falta e, ao contrário nós portugueses, patrões dessa camarilha, não o podemos fazer? 
Será que iremos continuar passivos, crédulos, esperançados, que o nosso voto nos partidos levará a que eles trabalhem com honestidade e afinco para salvar Portugal?
Confesso que chegado à minha idade, passar pelo que passei, lutar o que lutei, pensava ter uma velhice politicamente mais tranquila e, ao contrário, vejo-me aqui a equacionar se valeu a pena ou se valerá a pena irmos votar!!!
Claro que vou votar, claro que tenho uma opção embora não passe de mais um voto útil, mas pouco convicto!
Mas de todas as vezes que votei e não deixei de o fazer uma única vez, acho que este é o voto mais importante que irei depositar neste conjunto acabado dos partidos, dos políticos e da democracia! 
Não me dão outra alternativa! 
Achei que devia ter este desabafo com todos os meus amigos, quanto mais não seja para libertar a minha raiva contra tudo o que se está a passar aqui no meu Portugal!
Não deixem de votar nem que seja por protesto tal como eu vou fazer!